terça-feira, 29 de janeiro de 2008

fazer um curso para que?

QUESTÃO 1:

Olá Pessoal!
Boa Tarde!!

Sou nova por aqui, mas tenho percebido e-mails de conteúdo excelente, o que torna o grupo maduro e com rica troca de conhecimento e experiência. Parabéns!

Não tenho conseguido participar de maneira mais assídua pois, trabalhar em consultoria é uma loucura, mas assim que o computador de minha casa estiver consertado terei muito prazer em participar mais.

Quero trocar com vocês uma percepção que tive neste fim de ano, pois, estou escolhendo uma pós-graduação e confesso que me encontrei em alguns dilemas.

É impressionante como os cursos de pós-graduação não apresentam uma grade curricular consistente, não sei se concordam comigo mas fiquei assustada com as opções que encontrei, até pós on line em 6 meses é possível fazer, será que é um método de fato eficaz?

Bom, depois de muito pensar estou em dúvida, será melhor realizar uma pós em uma faculdade de primeira linha como, por exemplo, o curso de Administração de RH da FAAP ou investir em uma grade consistente como o curso de Gestão Estratégica de Pessoas do Instituto Pieron, que é renomado na área de Psicologia.

Na minha percepção acredito que vale a pena investir no Pieron, até porque não observo que o mercado exija (em nossa área) uma formação de primeira linha, o importante que esteja buscando atualização e conhecimento, mas, gostaria de trocar esta percepção com vocês.

Abs,


RESPOSTA 1:

Creio que a questão é: fazer um curso para que?

Se é para qualificar-se a fazer algo, ou mera satisfação e desenvolvimento pessoal, pouco importa a instituição, o meio e a duração.
O que vale é se os docentes e o conteúdo atendem suas expectativas. Procure saber mais sobre eles, sobre a bibliografia de referência do programa etc.

Se é para enfeitar o cv e impressionar eventuais contratantes, talvez deva avaliar se não é o caso de partir para um investimento bem mais pesado em $$ e cursar uma das autodenominadas “de 1ª. linha”, de onde sempre poderá tirar algum proveito, nem que seja network.

Como sugestão, procure conhecer e conversar com pessoas que tenham feito umas e outras para poder subsidiar seu julgamento.

Mais uma observação. O mercado geralmente exige, sim, uma formação de ‘1ª. linha’. Nem tanto porque o exercício das futuras funções exija tanto mas, porque, à falta de critérios mais apurados, isso bem serve para poupar trabalho na triagem ou desempatar a finalização de um processo seletivo.

Abs.


RÉPLICA :

Pois é, e isto me entristece.

É bem verdade que quem consegue fazer um curso em faculdade de “1ª linha” provavelmente teve mais oportunidades financeiras e culturais, porém, não se justifica uma generalização.

Conheço muitos profissionais que são excelentes, profundos conhecedores da área em que atuam, e que buscaram estar sempre atualizados independente da instituição.

Já realizei diversos processos seletivos em que consegui mostrar aos gestores que isto não é ponto determinante, e me recordarei com carinho de alguns Cases de sucesso, mas infelizmente é como você disse as pessoas querem “ganhar tempo” no trabalho. Para isso preferem “rotular” um profissional pelo seu currículo (formação), a realizar uma boa e consistente entrevista.

Estou conversando com algumas pessoas que realizaram cursos em ambas as instituições e o feedback é de que as faculdades de “1ª linha” acabam deixando a desejar pelo conteúdo superficial.

Não gostaria mesmo de fazer uma pós simplesmente para dizer que fiz, e nem tão pouco fazer uma faculdade de 1ª linha apenas para agradar ao mercado, se um dia ele me exigir isto estarei preparada para argumentar minhas escolhas, e também para mostrar que o conhecimento adquirido (um conjunto de formação e experiência), contribuirá com minha carreira e também com a empresa.

Obrigada pelas dicas.

TRÉPLICA:

Qualquer que seja a escola, a aprendizagem deverá ser complementada – ou garantida – por esforço pessoal.
Pegar cópia do power point ou mesmo anotar as aulas do mestre são atividades que rendem pouco caldo e muito bagaço.

Portanto, vamos aos livros.

Daí, torcer para chegar na entrevista. A diferença entre quem tem só diploma e quem tem diploma E leitura aparece imediatamente quando a pessoa abre a boca.

Nenhum comentário:

Yo

Minha foto
Especialista no ensino de espanhol para adultos com ênfase no mundo dos negócios, tendo como alunos diversos executivos de empresas de destaque em seus segmentos. Veja mais em https://www.linkedin.com/in/ivancuadratus/