sexta-feira, 8 de abril de 2016

5 dicas para aumentar a eficácia dos seus e-mails

5 dicas para aumentar a eficácia dos seus e-mails

Evidenciar o assunto da mensagem e estabelecer prazos no corpo do e-mail são pequenas atitudes que podem garantir um melhor uso e eficiência das suas mensagens

Redação, Administradores.com, 
Reprodução/iStock
Independente do tamanho ou da abordagem do e-mail, é imprescindível que este seja sempre o mais claro e objetivo possível
Escrever e-mails é uma das atividade mais comuns e rotineira do dia a dia das empresas. No entanto, acontecem muitos deslizes responsáveis por comprometer a agilidade e execução das tarefas que devem ser cumpridas.
Para ajudar você a evitar esses erros e ganhar mais tempo e qualidade nas suas mensagens, Vivian Rio Stella, doutora e pós-doutora em Linguística pela Unicamp e professora de cursos de Comunicação e Liderança, elaborou cinco dicas úteis e essenciais que podem solucionar problemas e render bons frutos. Confira:
1) Recomenda-se primordialmente escrever no campo assunto um conteúdo diretamente associado à mensagem do texto. Os principais motivos de escolher cuidadosamente o assunto é que o destinatário pode priorizar melhor a leitura a depender do assunto do e-mail, bem como ter uma futura busca mais facilitada caso seja necessário recorrer à troca de mensagens depois de certo tempo.
O especialista alerta que é fundamental escrevê-lo somente após a elaboração do texto, tendo assim um maior conhecimento sobre o assunto e escolhendo as palavras-chaves mais apropriadas. 
2) Direcione a quem se destina cada ação do e-mail. É preciso direcionar, no corpo da mensagem, quem é responsável por o quê, facilitando a compreensão do(s) recebedor(es). Caso isso não seja feito, existirá um risco bem maior de ninguém executar o que foi solicitado, dada a agenda corrida que todos têm.
No entanto, fica aqui uma observação: não utilize o símbolo @ diante do nome do receptor, no corpo da mensagem. Esse símbolo tem função específica em redes sociais, como Instagram e Twitter, por exemplo, mas não terá nenhuma função no texto do e-mail. Se quiser enfatizar os nomes, use negrito, sublinhado ou liste as pessoas direcionadas em tópicos.
3) Evidencie o objetivo da mensagem. Independente do tamanho ou da abordagem do e-mail, é imprescindível que este seja sempre o mais claro e objetivo possível. Ou seja, não basta somente escrever sobre um tema e incluir diversos tópicos a respeito dele, pois assim o receptor pode até compreender o que foi escrito, mas não saberá o que precisa ser feito com as informações apresentadas.
A sugestão aqui é: defina previamente o objetivo da mensagem por meio de uma frase sucinta, específica e com verbo. Ou seja, por exemplo, explicar o passo a passo da ação e solicitar esclarecimentos sobre uma ação, ou informar as novas práticas da área e reforçar a importância do cumprimento dos prazos.
4) Estabeleça prazos. É frequente o prolongamento de e-mails além do necessário, bem como a geração de conflitos entre remetente e destinatários simplesmente porque não estavam claros os prazos para o cumprimento de determinadas ações, por exemplo.
Por isso, recomenda-se o reforço de datas, especialmente, na finalização da mensagem (fechamento do e-mail). Você pode, inclusive, grafar o dia e mês em algarismos (15/10) em vez de redigir o dia da semana (próxima segunda-feira) ou utilizar expressões como "daqui dois dias".
5) A especialista conclui orientando sobre a necessidade de listar ideias, perguntas ou instruções em tópicos, para assim facilitar a organização das informações, favorecendo, a clareza da mensagem, podendo, inclusive, funcionar como um check-list para o(s) leitor(es).

http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/5-dicas-para-aumentar-a-eficacia-dos-seus-e-mails/92506/?utm_source=MailingList&utm_medium=email&utm_campaign=News+-+15%2F09%2F2014

Nenhum comentário:

Yo

Minha foto
Especialista no ensino de espanhol para adultos com ênfase no mundo dos negócios, tendo como alunos diversos executivos de empresas de destaque em seus segmentos. Veja mais em https://www.linkedin.com/in/ivancuadratus/