sexta-feira, 22 de abril de 2016

Formação: LIBERDADE, UMA VISÃO FILOSÓFICA

LIBERDADE, UMA VISÃO FILOSÓFICA


Clóvis de Barros Filho
O homem é livre; essa é uma certeza (pelo menos, de vez em quando). A liberdade é a possibilidade de fazer o que se quer, isso evidenciado nas escolhas da vida. As vidas vividas por uma escolha, então, são a prova definitiva dessa liberdade. Esta certeza basta a um pensamento ligeiro, mas, quando se olha ao redor, tudo parece sem escolhas, mesmo os viventes. Tudo parece ter que ser do jeito que é. Necessariamente. E aí a inquietação é inevitável: Será a liberdade só uma ilusão, que resulta da ignorância pessoal de cada um? E se somos diferentes de tudo, por que tamanha especificidade?

A leitura dos textos filosóficos é um desafio que muitos dos que admitem gostar de filosofia não ousam enfrentar. O curso, no sábado de carnaval, propõe uma ousadia inicial: analisar o tema da liberdade, tal como visto dos gregos ao século 20, a partir da leitura direta de pequenos trechos dos textos dos pensadores, contado com o auxílio da didática única do professor Clóvis de Barros Filho. Os textos serão fornecidos pela Casa do Saber, alguns traduzidos pelo próprio professor.


Início: 18 FEV
Duração: 3 encontros
Dias/horários: Sábados, às 10h (18/02, 18/02, 18/02)
Valor: R$ 172,00 na inscrição + 1 parcela de R$ 172,00
Observações: sábado, 18/2, das 10h às 17h





Tel.: (11) 3707-8900

Horário de funcionamento: 09h às 22h

E-mail:
info@casadosaber.com.br
18 FEV | 1. Liberdade e a ruptura moderna - das 10h às 12h
Textos para leitura: “Uma liberdade a conquistar” (La Boétie, in “Discurso da servidão voluntária”); “Liberdade de indiferença e liberdade esclarecida” (Descartes, in “Carta ao Pai Mesland”); “Graus de liberdade” (Descartes, in “As Meditações”); “Uma forma ilusória de liberdade” (Carta 58) (Espinosa, in “Ao sábio G. H. Schuller”); e “A liberdade como um labirinto” (Leibnz, in “Novos ensaios sobre o entendimento humano”, 2, 21, parag. 8). 

18 FEV | 2. Liberdade e a modernidade madura – das 13h às 15h
Textos para leitura: “Liberdade pelo direito” (Montesquieu, in “O espírito das leis”, livro 11); “Liberdade e não independência” (Rousseau, in “Carta escrita da montanha”); “Liberdade e vontade” (Rousseau, in “Discurso sobre a origem e o fundamento da desigualdade entre os homens”); “A qualidade do homem” (Rousseau, in “Contrato social”, livro 1, cap. 4º); “Autonomia” (Kant, in “Crítica da razão prática”, parte 1, teorema IC) e “Amadurecer para a liberdade” (Kant, in “A religião nos limites da simples razão”, parte 4). 

18 FEV | 3. Liberdade e o pensamento contemporâneo – das 15h às 17h
“A liberdade se funda no determinismo” (Engels, in “Anti-Dühring”, cap. 9) e “Prefácio” (Marx, in “O 18 de brumário de Louis Bonaparte”); “Uma nova liberdade” (Nietzsche, in “Gaia Ciência”, livro 5º, parag. 343); “Um ato livre” (Bergson, in “Ensaio sobre os dados imediatos da consciência”, cap. 3º); “Uma responsabilidade alargada” (H. Jonas, in “O princípio da responsabilidade”); “Liberdade de fazer: o filósofo e o político diante da questão da liberdade” (Ricoeur, in “A liberdade e a ordem social”, Encontros Internacionais de Genebra); “Condenados a ser livres” (Sartre, in “O ser e o nada”) e “O homem é responsável pelo que é” (Sartre, in “O existencialismo é um humanismo”) 
Clóvis de Barros Filho. Bacharel em Comunicação Social e Direito, é doutor em Direito Constitucional e em Sociologia do Direito pela Faculté de Droit, d'Economie et des Sciences Sociales (Paris) e doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP. É professor livre-docente pela ECA-USP, coordenador do curso de "Ética e Meio Ambiente" do PEC/FGV, consultor de Ética da UNESCO, consultor e conferencista do Espaço Ética. É autor dos livros “Ética na Comunicação” (Ed. Summus), coautor do livro "A vida que vale a pena ser vivida" (Ed. Vozes) entre outros. 


http://www.casadosaber.com.br/curso.php?cid=3115

Nenhum comentário:

Yo

Minha foto
Especialista no ensino de espanhol para adultos com ênfase no mundo dos negócios, tendo como alunos diversos executivos de empresas de destaque em seus segmentos. Veja mais em https://www.linkedin.com/in/ivancuadratus/